Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não trabalho. O que fazer no IRS?

por jneves, em 17.01.12

O Luís tem 28 anos. Com 23 anos acabou um curso, trabalhou dois anos, esteve dois anos a receber subsídio de desemprego. Em 2011 viveu em casa dos pais e não obteve qualquer rendimento.

 

O que fazer no que respeita ao IRS?

 

Como o Luís tinha obtido rendimentos da categoria A (trabalho dependente) e não tem qualquer rendimento não precisa de entregar o modelo3.

Porém, apesar de na prática ser dependente dos pais, para efeitos fiscais já não pode ser considerado dependente, pelo que as despesas emitidas em nome do Luís não podem entrar no IRS dos seus pais.

 

O Luís já não reune duas condições para ser considerado dependente:

  • Já tem mais de 25 anos.
  • Tendo mais de 18 anos, não frequenta nenhum estabelecimento de ensino.

Porém, se o Luís tivesse aberto actividade de recibos verdes, teria de entregar a declaração a zeros (anexo B).

 

Se o Luís estivesse a receber o rendimento mínimo ou qualquer outro dos rendimentos não sujeitos a IRS (que referimos aqui) também não precisa de entregar qualquer declaração.

 

Se tem alguma dúvida em relação à declaração do irs, ou quiser ver algum assunto esclarecido no nosso blog, envie-nos um email para sugestoes@modelo3.pt.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:50
editado por C.Modelo3 a 3/5/13 às 12:30


168 comentários

De ana pereira a 27.02.2012 às 11:29

bom dia venho colocar uma duvida que me esta a dar cabo da cabeça neste momento estou desempregada e moro em casa dos meus pais tenho 23 anos. estive a trabalhar no ano passado com contrato de meio ano mas nao foi comprido visto que fui despedida sem justa-causa e so conclui 3 meses de trabalho. e a minha preocupaçao è se devo apresentar o irs este ano ou nao sera necessario ?

De Nuno Saraiva a 27.02.2012 às 11:42

Bom dia Ana,

Antes demais desejo que encontre rapidamente um emprego que a satisfaça e onde possa criar valor para a empresa, ou um atividade própria que seja viável.

Relativamente a 2011 tem de declarar os três meses de vencimento.

Como pelo apresentado, aparentemente a Ana não está inscrita na escola ou Universidade não pode ser considerada dependente.

Sugiro que leia o nosso post sobre dependentes - http://blog.modelo3.pt/irs-tudo-sobre-dependentes - e volte a questionar se subsistir alguma dúvida.

De Jorge Poço a 06.03.2012 às 15:34

Tenho mais de 25 anos, sou estudante, não tenho qualquer rendimento e vivo em casa dos meus pais. Pelos comentários já lidos, resulta a convição de não ser necessário (e parece que nem possível pelo sistema informático) apresentar a declaração de IRS nesta situação. Porém sucede que para obter alguns benefícios sociais, como isenção das taxas moderadoras no SNS, ou o desconto no passe dos transportes públicos, é necessário apresentar uma declaração de IRS. Então se eu não posso declarar rendimento zero como vou obter uma declaração de rendimentos para os fins referidos?

De Nuno Saraiva a 07.03.2012 às 17:17

Boa tarde,

De facto esse é um problema que muitas vezes se levanta. Há pessoas que têm contornado esse problema entregando um ato isolado de 0,01 Euro.

Claro que o verdadeiro seria declarar o valor zero, mas as finanças não o permitem.

De Anabela Avelar a 21.03.2012 às 13:39

Boa tarde,tenho 53 anos estou desempregada e por esse motivo deixei de meter o irs desde que acabou o sub.de desemprego,acontece que neste momento estou a divorciar_me continuo desempregada e continuo sem auferir qualquer tipo de rendimento,gostava de saber se devo meter o irs e que modelo devo meter.Obrigada pela atenção

De Nuno Saraiva a 21.03.2012 às 15:18

Boa tarde,

Se não tem qualquer tipo de rendimento não é obrigada a meter o IRS. Pode meter conforme disse acima se necessitar de provar que não tem qualquer rendimento (passe social, etc.)

De Joana Fernandes a 29.03.2012 às 12:23

estou desempregada neste momento, mas tarbalhei a contarto de meio ano 9 meses, e gostaria de saber se deverei ou nao faser irs uma ves k sao poukos os descontos . agradecia alguma resposta

De Joana Fernandes a 29.03.2012 às 12:47

ola boa tarde, tenho 24 anos e vivo em casa dos meus pais neste momento estou desempregada e nao possuo de rendimentos nenhuns. Trabalhei no passo duarnte 9 meses meio ano a parte time e gostaria de saber se devo ou nao faser o irs . Porque nao estou incluida no irs dos meus pais, neste caso serei considerada independente penso eu. ja coloquei a seguinte questao e ninguem me soube explicar.

De Nuno Saraiva a 29.03.2012 às 13:27

Boa tarde,

Sim tem de fazer a declaração do IRS À mesma, dado que teve rendimentos em 2011 e é residente em Portugal.

De João a 01.04.2012 às 14:40

Se uma pessoa possuir uma casa mas não aferir rendimentos, estar desempregada, para alem do IMI e do IVA que outros imostos tem que pagar, irs!???

Comentar post


Pág. 1/17



Registar

Inscreva-se já!

Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Com o Modelo3 trate da sua declaração de IRS como se fosse um especialista.

Se quiser ver algum assunto esclarecido no nosso blog, contacte-nos.